Publicado em

Parabenos, você conhece os problemas que eles causam?

Selo de produto sem parabeno

Parabenos, comuns em produtos de beleza e de higiene pessoal, estão cada vez mais presentes no carrinho do consumidor brasileiro. Só para você ter uma ideia: de acordo com os dados cedidos pela ABIHPEC, mostrava um crescente aumento de R$ 30 bilhões em 2014, sempre com história de crescimento para os anos que se seguiam.

O que ocorre, infelizmente, é que nem todos estão atentos a composição desses produtos. Não percebem ou desconhecem os riscos que submetem sua saúde, por exemplo. Os Parabenos se enquadram nessa categoria: risco para saúde. Você o encontra em produtos de beleza e cuidados para a pele.

O que são os parabenos?

Trata-se de uma classe de compostos químicos, muito utilizados em conservantes e por isso, são localizados em muitos cosméticos. Os mais comuns de serem encontrados são: etilparabeno, propilparabeno e metilparabeno.

Você conhece os problemas dos parabenos?
Você conhece os problemas dos parabenos?

Só para clarear os produtos que podem conter essa substância: desodorante antitranspirante, óleos, loções infantis, maquiagens, esmaltes, loções corporais, entre outras. A função deles nesses produtos são: proteção contra outros microorganismos e micróbios, garantindo assim a integridade do produto. Pena que eles só esquecem de garantir a integridade de quem usa esses produtos…

Saúde X Parabenos

É um assunto muito polêmico. A principal questão que nós levantamos quanto ao Parabenos é, se essa substância é de fato ou não, cancerígena.

Tudo se deu em 2004, onde um estudo comprovou o desenvolvimento de câncer de mama com o parabenos encontrados, em pouco quantidade, nos desodorantes. Hoje em dia, a Sociedade Americana de Câncer e a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer (que fazem parte da OMS) dizem não haver provas sobre tal relação.

Contudo, estudos comprovam a relação do uso de produtos com Parabenos a alergias cutâneas e ao envelhecimento precoce da pele. O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino.

Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.

A Orgânica não utiliza Parabenos em sua composição
A Orgânica não utiliza Parabenos em sua composição

E é por isso que nós, da Orgânica, NÃO usamos Parabenos em nossa formulação. Isso porque nós acreditamos no poder da beleza natural, aquela que a mãe natureza nos dá, todos os dias. Então, se você preza pela sua saúde, assim como nós, utilize produtos #FreeParabenos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.