Afinal qual a diferença entre cosméticos Naturais, Veganos e Orgânicos?

8 de junho de 2019 0 Comentários

Muitas pessoas se confundem quando tentam explicar a diferença entre cosméticos Naturais, Veganos e Orgânicos. Aposto que essa dúvida também já passou em sua cabeça, não é mesmo? Pensando nisso explicaremos nesse artigo a diferença de uma forma clara e objetiva.

VEGANOS

Vamos começar pelo que tem sua definição mais clara: Para ser um Cosmético Vegano o produto não pode ter nenhum ingrediente de Origem Animal e não pode, em hipótese alguma, ser testado em animais.

Os Cosméticos Veganos não só entregam qualidade, mas também um consumo mais consciente, você já imaginou a quantidade de cosméticos que você consumiu e ainda consumirá ao longo de sua vida e o impacto que eles podem causar no meio Ambiente? Pois bem, um produto vegano é livre de crueldade animal e muito mais consciente com o meio ambiente.

Mas além da sua consciência, o que há de melhor nos cosméticos Veganos com base Vegetal?

Os sabonetes Líquido por exemplo, costumam usar um mix de Soda caustica e gordura animal (normalmente de Porco) na composição da sua base, enquanto que um Sabonete Vegetal, utiliza gorduras e óleos naturais como por exemplo de Palma e de Coco, a base vegetal tem absorção mais ágil e menos agressiva a sua pele.

Muito cuidado na hora da compra!

Alguns produtos usam a chamada “VEGETAL” ao contrário de “PURO VEGETAL” e “100% Vegetal“, e muitos desses produtos que utilizam apenas o “vegetal” NÃO são produtos veganos!

Infelizmente no Brasil é possível usar descrição “Vegetal” e ter um Mix entre Gordura Animal e Vegetal no sabonete, sempre procure por produtos que são Veganos, ou que se denominem “Puro Vegetal/100% Vegetal”.

No Portal da PEA (http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm) é possível buscar toda relação de empresas que produzem produtos Veganos.

Onde Comprar Cosméticos Veganos?

Quando falamos de Produtos Veganos a orgânica é a primeira a vir na cabeça, com produtos 100% vegetais e de ótima qualidade.

Você pode conferir alguns produtos diretamente em nosso site clicando aqui.

ORGÂNICOS

Agora que você já entendeu o que é um Cosmético Vegano, vamos falar sobre os Orgânicos, e nesse campo ainda não há tanta unanimidade na sua definição quanto o Vegano.

Para um produto ser considerado Orgânico, ele precisa ter uma % mínima de produtos Orgânicos em sua composição, essa % varia de acordo com agências sanitárias de cada país.

Além disso, há também as certificadoras, como a Ecocert Alemã, e a USDA Americana, cada uma com sua leitura do que é considerado um produto Orgânico, os percentuais variam de 30% a 90% de matéria prima Orgânico para o devido enquadramento.

E não para por aí, no Brasil não há uma portaria vigente pela Anvisa que deixa claro a indústria e aos consumidores quais são as premissas para um Cosméticos ser caracterizado como Orgânico, portanto na hora do consumo o mais indicada é entrar em contato com o SAC da empresa para entender quais são as origens da matéria prima.

E o que faz de fato as matérias primas serem enquadradas como “Orgânicas”?

O fato de o cultivo ser feito de maneira sustentável e em área segregada livre de agrotóxicos.

Muito cuidado: um produto pode ser Orgânico e utilizar produtos de Origem ANIMAL e inclusive testar os produtos em animais.

NATURAIS

Para configuração dos Cosméticos Naturais, também não há portaria clara na Anvisa, porém existe uma diretriz global, inclusive levantada pelas certificadoras, onde um cosméticos para ser considerado Natural precisa ter ao menos 95% do seu conteúdo de matérias-primas naturais, os outros 5% podem ser de matéria primas sintéticas desde que não tenham algumas substancias como Amônia, Parabenos, Silicone dentro outros, e claro, que não sejam testados em animais.

DICA

Se você é uma pessoa consciente que pensa no meio ambiente e além disso, se você é uma pessoa que quer fazer a diferença no mundo, precisa conhecer nossa linha de produtos Veganos e Naturais.

Clique aqui e conheça os melhores cosméticos para você que apoia essa causa!

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado

X
WhatsApp chat